Se tem uma coisa que o capixaba sabe fazer é a moqueca (não é mesmo, Bahia?!). E quem vai provar mais uma vez isso é o município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, ao preparar a "maior moqueca do mundo" com 600 quilos de peixe. Ao todo, 40 chefs voluntários de todo o estado vão ajudar na façanha. No final, o prato deve servir cerca de 2 mil pessoas.
Aberto ao público, a iniciativa faz parte do 5° Festival da Moqueca, que começou nesta sexta-feira (30) e vai até domingo (2) durante a Festa de São Pedro. O evento reúne atrações musicais e barraquinhas de comidas típicas na Praça Maristela de Almeida Serra, no Cais da Barra.
O tempo estimado para confecção da torta será de oito horas. O prato deve ser preparado neste sábado (1º).
A Festa de São Pedro 2023, por sua vez, teve início na quinta-feira (29) e também vai até domingo (2), mas em outro local e com uma programação diferente, que inclui celebrações religiosas, concurso de quadrilha e shows musicais, na Praça São Pedro.
Preparação da ''maior moqueca do mundo''
E não basta apenas fazer a moqueca capixaba. Tem que ser na famosa panela de barro. O utensílio que será utilizado na preparação da moqueca tem 1,4 metro de diâmetro e foi produzido pelas paneleiras em Goiabeiras, em Vitória. Já o tacho, onde ocorre a preparação do prato principal, "a maior moqueca do mundo", mede 2,5 metros de diâmetro.
De acordo com o secretário de Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne, o município detém o título de maior panela de barro do mundo desde 2019, quando ela foi usada para fazer uma moqueca com cerca de 200 quilos de peixe.
"Desde que começamos a fazer a 'maior moqueca do mundo', a cada ano fomos aumentando um pouquinho a quantidade de peixe e também a panela. Até que, em 2019, chegamos a 1,4 metro de diâmetro e entramos no Guiness Book. É uma forma de valorizar a nossa cultura, os nossos pescadores, o nosso povo", disse o secretário.
A previsão é de que a moqueca sirva duas mil porções, acompanhada de arroz e pirão. A porção será vendida a R$ 20 e todo o valor arrecadado será transformado em cestas básicas para as comunidades mais vulneráveis de Conceição da Barra.
De acordo com prefeitura, os ingredientes serão adquiridos dos pescadores locais e os demais ingredientes, em sua maioria, de agricultores familiares da cidade.
Ingredientes da maior moqueca do mundo:
600 quilos de peixe caçonete
60 quilos de cebola
120 quilos de tomate
15 quilos de alho
20 litros de azeite
70 maços de coentro
60 maços de cebolinha
15 quilos de limão
15 quilos de sal
Além de 50 quilos de farinha e 120 kg de arroz.
